EVELI/ LIGIA
Conteúdos:
Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes.
Convivência com produções visuais e analise de obras de artistas, suas próprias produções e de seus colegas.
Objetivos:
Diferenciar e compreender diferentes tipos de obras de arte.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula com uma roda de conversa para verificar o que as crianças já sabem sobre obra de arte, em seguida mostraremos slides sobre a arte Nouveau e em um segundo momento pediremos para que as crianças façam um desenho de seu gosto e depois colem pedaços de EVA representando um mosaico que é muito usado na Arte Nouveau.
Em seguida trabalharemos a Arte Impressionista da mesma maneira com uma roda de conversa e mostraremos slides para que fique mais claro e em seguida será dividido a sala em grupos e entregue cartolinas tinta e pincéis para cada grupo fazer um arte impressionista.
Recursos :
Tv , pendrive, pedaços de EVA, sulfite ,cartolina, cola, pincéis, lápis , tinta
Avaliação:
Será feita através da interação do aluno nas atividades propostas na sala.
ALINE/ ANA CLAUDIA/ MARYCLEIA/ SIRLEA
Conteúdo:
Apreciação de obra de arte; características do movimento op art; releitura de obra de arte.
Objetivos:
- Estudar as características do movimento op.art.
Conhecer os emartistas. - Conhecer o movimento da arte pop.
- Trabalhar conceitos de cultura pop.
- Produzir uma obra pop. Artistas.
Desenvolvimento
Iniciaremos a aula com um texto informativo sobre o movimento op.art. e pop art. com imagens para que os alunos conheçam as diferenças.
Em seguida os alunos farão uma atividade referente aos movimentos artísticos, utilizando sua imaginação para fazer um desenho através de tirinhas de uma imagem passada a eles.
Avaliação
Será feita continuamente, pela participação e colaboração de cada um, analisando se os objetivos específicos foram alcançados.
ROSALINA/ SIMONE
Conteúdo: Barroco e Neoclassicismo Turma: 2º ano do 2º ciclo.
Objetivos:
· Compreender o que é arte e sua importância, despertar no educando o interesse pelo universo artístico.
· desenvolver suas habilidades artísticas.
· Conhecer a história da arte barroca e neoclássica no Brasil.
Desenvolvimento:
· Iniciaremos a aula com apresentação dos slides e em seguida a leitura do texto “Barroco e Neoclassicismo ”.
· Comentaremos com os alunos a respeito da introdução da arte barroca e neoclássica no Brasil.
· A seguir, dividiremos a turma em 6 equipes, distribuindo um quebra cabeça da arte barroca de Aleijadinho “Os três Anjos” para que os alunos recortem e montem. Para a arte neoclássica, pediremos que individualmente façam a releitura da pintura de D. Pedro I, feita por Manuel de Araújo.
· Finalizaremos a aula com exposição do quebra-cabeça e da releitura.
Recursos :
Folha impressa, papel ,sulfite, lápis de cor , tesoura, canetinha, slides, tv, pendrive, controle da tv.
O Barroco no Brasil
O movimento brasileiro, influenciado pelo barroco português, apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam os negros.
No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país.
A obra Prosopopéia de Bento Teixeira, marca o início do barroco no Brasil.
O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, se concentrou. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.
Os escritores que mais se destacaram foram:
Os escritores que mais se destacaram foram:
Na poesia:
- Gregório de Matos
- Bento Teixeira
- Botelho de Oliveira
- Frei Itaparica
Na prosa:
- Pe. Antônio Vieira
-Sebastião da Rocha Pita
-Nuno Marques Pereira .
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola
Classicismo
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana).
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana).
Com gande influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
Características do Classicismo:
- Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
- Influência do pensamento humanista;
- Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;
- Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pela religião;
- Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
- Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal;
- Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.
Neoclassicismo no Brasil
Em 1816, desembarca no Brasil a Missão Artística Francesa, contratada para fundar e dirigir no Rio de Janeiro uma Escola de Artes e Ofícios. Nela está, entre outros, o pintor Jean-Baptiste Debret, que retrata com charme e humor costumes e personagens da época. Em 1826 é fundada a Academia Imperial de Belas-Artes, futura Academia Nacional, que adota o gosto neoclássico europeu e atrai outros pintores estrangeiros de porte, como Auguste Marie Taunay e Johann Moritz Rugendas.
Na arquitetura, Grandjean de Montigny (1776-1850), que chega com a Missão Francesa. Suas obras, como a sede da reitoria da Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro, adaptam a estética neoclássica ao clima tropical.
Na literatura, a principal expressão é o arcadismo, caracterizado por um estilo mais simples e objetivo e pela temática voltada para a natureza. Cláudio Manuel da Costa (1729 - 1789), Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Silva Alvarenga (1749-1814) são os principais poetas do movimento no Brasil.
Na pintura, a influência neoclássica está submetida ao romantismo. A composição e o desenho seguem os padrões de sobriedade e equilíbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romântica. Um exemplo é Flagelação de Cristo, de Vítor Meirelles (1832-1903). Destaque também nesse período para Rafael Mendes de Carvalho e Manuel de Araújo Porto-Alegre.
Fontes:
CAMILA/ FRANCIELE PEREIRA/ JOSENEI
Conteúdo:
Movimento Artístico (Construtivismo e Preciosismo).
Objetivos:
Reconhecer as formas geométricas e interpretá-las;
Criar uma ilustração formas geométricas;
Perceber as diferenças de cores, enfatizando, cores primarias;
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando para as crianças pinturas do construtivismo e imagens do preciosismo, é pediremos que façam desenhos abstrato trabalhando formas geométricas, como, círculos, triângulos, quadrados e retângulos usando as cores primarias, atividade será duplas. Em seguida para trabalhar o preciosismo pediremos que o aluno desenhe o colega da sua dupla no sulfite, para finalizar a aula faremos um varal com os desenhos da turma.
Avaliação:
Desempenho dos alunos nas atividades realizadas na sala de aula e o desenvolvimento social e cultural dos alunos.
Referencia:
Lima, Sandra Vaz. Tecnologias Educacionais Inovadoras Aplicadas à Educação.
Adriana/ Ana Rosa/ Eriane/ Luana
Áreas do Conhecimento:
Artes, Estudos da Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita.
Objetivos:
Reconhecer os diversos tipos de embarcações;
Ampliar seus conhecimentos sobre as Técnicas da Arte.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula comentando sobre os diversos tipos de meios de transporte cujo quais já havíamos de ter trabalhado na aula anterior como: carro, avios, motos, barcos, etc, fazendo assim então uma junção entre o que os alunos já sabem e o que ainda aprenderão. Em seguida será trabalhado um texto sobre Embarcações para leitura coletiva e copia no caderno, após o mesmo faremos uma releitura da obra “Embarcações” de Maurice de Vlaminck que foi feita com uma técnica conhecido como Fovismo, divulgando á eles a técnica e fazendo um lindo varal com suas releituras para exposição em sala e arquivo em portfólio. Encerrando a aula será feito uma dobradura de barco em papel Collor set para levarem para casa.
Recursos:
Folha sulfite, atividade impressa, papel Collor set, quadro, giz.. Etc.
Avaliação:
Será contínua, através da participação e realização dos alunos nas atividades propostas.
Ângela, Reni, Jacqueline e Luciandréa
CONTEÚDO:
Biografia e obras de Sol Lewitt
TURMA:
4º ano (3º série)
OBJETIVOS
· Ilustrar os diferentes tipos de formas geométricas
· Conhecer os diferentes tipos de obras relacionadas ao artista
· Desenvolver a coordenação motora
DESENVOLVIMENTO
· Apresentaremos uma foto do artista Sol Lewitt para que os alunos conheçam o artista que iremos estudar
· Apresentaremos sua biografia e obras com o auxílio da TV pen drive, comentando sobre
· Alunos farão uma releitura de uma das obras apresentadas
· Aplicaremos a dinâmica das figuras geométricas, mostrando alguns desenhos geométricos no quadro, onde o aluno escolhido terá de reproduzi-lo usando de giz, porem seguindo algumas regras: não se pode tirar o giz do quadro antes de terminar o desenho e nem passar mais de uma vez pela mesma linha.
RECURSOS:
Pen drive, TV pen drive, giz, quadro negro, lápis de cor, papel sulfite.
ALESSANDRA/ FRANCIELI ALMEIDA/ JANE/ ROSENILDA
CONTEÚDO :
Realismo e Romantismo
OBJETIVOS:
Reconhecer as diferenças entre os movimentos.
Identificar as características de cada movimento.
AREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita: leitura de texto, escrever as diferenças e semelhanças entre as obras.
Artes: releitura
DESENVOLVIMENTO:
Iniciaremos a aula com a leitura de um pequeno texto sobre o romantismo e realismo. Em seguida colocarei algumas obras e pedirei que os alunos falem o que percebem, o que sentem. Logo após colocarei uma obra ao lado da outra, questionarei quais são as semelhanças e diferenças entre as obras em relação as cores utilizadas, as expressões dos rostos (tristes, alegria, espanto).
RECURSOS:
Tv, lápis de cor, papel sulfite, lápis, borracha, canetinha.
AVALIAÇÃO:
Será feita em sala de aula através da realização das atividades propostas.
CLAUDIA/ ELIANE/ MARIA EMÍLIA/ JANESLEY
Áreas de conhecimento:
Linguagem oral, Arte
Conteúdo:
Arte em quadro de imagem, fazer pintura com os dedos.
Objetivos:
· Desenvolver coordenação motora.
· Distinguir cores
Desenvolvimento:
Projeção em slides dos quadros de expressionismo e simbolismo.
Depois de assistir os slides dividir a turma em 5 grupos para fazer uma imagem em folhas sulfites, pintando com os dedos e tintas guaches.
Depois colocou em cartazes e colocou em exposições na sala de aula.
Avaliação
Desempenho de participação.
Recursos:
· Papel sulfite
· Tinta guache
· Cartolina
· Tv.
DENISE/ ELIANE APª/ LUCIANA/ SILVIA
Conteúdo:
Leitura, arte, apreciação obras do Surrealismo.
Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita: Texto, perguntas, leitura.
Arte: Desenho e pintura.
Objetivos:
Trabalhar a imaginação;
Desenvolver a criatividade.
Desenvolvimento:
Iniciaremos lendo o texto junto com os alunos sobre a história do Surrealismo, em seguida faremos perguntas. E para finalizar pediremos que façam uma ilustração Surrealismo.
Avaliação:
Será individualmente pelo capricho interesse e coletivamente pela participação.
Recursos:
Sulfite, lápis de cor, lápis, borracha,TV, pendrive.
JUCÉLIA/ RENILDA