SILMARA/ SUELEN
Conteúdo: Barroco
· Técnicas de artes;
Áreas do Conhecimento
· Artes
· Linguagem escrita e oral;
Objetivo
· Estimular a releitura das imagens;
· Interatividade;
Metodologia
· Iniciaremos a aula explicando um pouco sobre a técnica Barroco, de onde surgiu. Mostraremos em um vídeo, algumas pinturas barrocas. Logo em seguida distribuiremos uma folha sulfite em que eles irão fazer a releitura de uma das imagens mostradas no vídeo.
Recursos
· Folha sulfite
· video
· Lápis de cor;
Avaliação
· Através das atividades desenvolvidas, participação.
Berenice/ Lucia/ Rejane
Conteúdo:
Características do movimento futurista; Releitura de obra de arte.
Objetivo
Transmitir um pouco mais de conhecimento da arte futurista mostrando suas técnicas e o que os artistas futuristas queriam mostrar naquela época através da sua arte.
Desenvolvimento
Iniciaremos a aula com uma apresentação em forma de slides sobre o assunto e mostrando algumas pinturas futuristas, logo em seguida desenvolveremos uma atividade de pintura utilizando giz de cera e tinta guache preta para os alunos formarem um desenho.
Atividades
Construção de um desenho com cores vivas e ousadas.
Recurso
Pen drive
Gis de cera
Tinta guache preta
Papel
CONTEÚDO: Artes.
OBJETIVOS:
Conhecer sobre a vida de Tarsila de Amaral.
Entender sobre a obra Abaporu
DESENVOLVIMENTO:
Iniciaremos a aula mostrando a obra de Tarsila de Amaral , Abaporu,
Explicaremos sobre a pintora, um pouco de sua vida, em seguida darei aos alunos um desenho impresso da obra Abaporu, incentivando os alunos a importância da obra de arte.
Trabalharemos com eles utilizando cores primárias, e materiais diversos, colorindo usando sua criatividade, e após pintar irão colocar na pasta de desenhos.
RECURSOS:
Papel, tintas, lápis de cor, papel colorido,desenhos.
AVALIAÇÃO:
De acordo com o que as atividades feitas pelos alunos, e participação.
ÉRIKA/ FABIANE/ FLÁVIA/ GABRIELA/ SUZANA
Áreas do conhecimento:
Þ Arte
Conteúdo/ Assunto:
Þ Modelo de arte. Happening
Objetivos:
Þ Conhecer diferentes modelos de arte, estimular o coordenação motora através de recortes, e a criatividade.
Procedimento: (Introdução, desenvolvimento e fechamento).
Þ Iniciaremos a aula com imagens de diferentes modelos de arte enfatizando o happening. Em seguida confeccionaram um cartaz com recortes, de revistas usaram a criatividade criando sua própria arte e por fim iremos expor os trabalhos do grupo;
Atividades:
Þ Debater sobre o assunto.
Þ Confecção de um cartaz
Þ Exposição das artes dos alunos
Recursos:
Þ TV-pendrive, folha sulfite, recorte de revista , cola, tesoura,
Referencias:
Þ Google, wikiped.
Avaliação:
Þ Será feita através de conversas e atividades em sala de aula.
ROSEMERI/ FRANCIELI/ GILMARA/ MARCOS
Conteúdo:
Expressionismo
Objetivos:
- Releitura da obra através de um desenho
- Linguagem visual
- Observação e criatividade
· Demonstrar aos alunos o sentimento dos artista em relação a realidade do expressionismo,e o modo como eles viam a relação humanas diante dos fatos da vida, mostrando as diferentes forma de espressar a cor e estimulando sua imaginção para a arte.
Desenvolvimento
- Iniciar a aula contando a história do expressionismo
- Dividir a turma em grupos
- Mostrar uma obra de Edvard Munch, (O Grito)
- Deixar que os alunos observem a figura por alguns minutos
- Logo após farão um desenho da obra, no papel sulfite com giz de cera ou lápis de cor
- Deixar que cada grupo se expresse de forma livre, utilizando sua interpretação pessoal do que a imagem quis transmitir ao público.
Recursos:
Obra O Grito de Edvard munch, papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera.
CLEUSA/KÁTIA/ LOANA/ VANESSA
Conteúdo:
Pintores Brasileiros.
Objetivos:
Valorizar e reconhecer a pintura brasileira.
Conhecer as diversas formas de arte.
Desenvolver raciocínio.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando uma obra da pintora “Tarsila do Amaral”, discutindo a pintura com os alunos interpretando de maneiras diferentes seus pontos de vista. Em seguida passaremos um texto dissertativo onde mostra a importância da pintura, seus diversos autores e as diversas formas de arte. Após término da explicação mostraremos as diversas maneiras de arte pedindo aos alunos que escolham um método e produzam sua própria obra de arte, usando as pinturas para uma exposição em sala.
Recursos:
texto explicativo, folhas de sulfite, lápis de cor, tinta guache, pincel, giz de cera.
Avaliação:
Através das atividades propostas.
Adriane Mattos, Juliana, Maria Vilma, Thais
Conteúdo:
Construtivismo, Preciosismo
ObjetivoS:
Incentivar as crianças criarem as suas próprias obras através de objetos já existentes
Desenvolvimento:
- Desenvolver a coordenação motora
- Capacidade de criação e observação do seu trabalho
- Valorizar a sua própria criação
Recursos:
Jogos, legos, tampinhas, palitos coloridos, papeis, tintas, massinha de modelar e outros.
EDIANE/ FRANCIELE APª/ LUCILENE/ SÔNIA
ADRIANA/ QUESIANE
CONTEÚDO: CORES PIMARIAS
OBJETIVOS: EXPLICAR A ORIGEM DAS CORES
DESENVOLVIMENTO: A INTENÇÃO DESTA AULA É APRESENTAR PARA AS CRIANÇAS AS CORES PRIMÁRIAS.
MOSTRAREMOS AS CORES PRIMARIAS E EXPLICAREMOS O PORQUÊ ELAS SÃO CHAMADAS DESTA FORMA.
EXPLICAREMOS QUE O AMARELO, O VERMELHO E O AZUL SÃO CHAMADOS DE CORES PRIMÁRIAS, PORQUE SÃO COM ELAS QUE FORMAMOS OUTRAS CORES.
AMARELO
VERMELHO
AZUL
AMARELO + AZUL = VERDE
VERMELHO + AZUL = VIOLETA
AMARELO + VERMELHO = LARANJA
APÓS A EXPLICAÇÃO FAREMOS MISTURAS DE CORES EM COPINHOS PLÁSTICOS E COM PÍNCEIS CRIAREMOS UM DESENHO, COM SULFITE ENTREGUE PELA PROFESSORA.